Geral

Contas inativas do FGTS podem ser consultadas na internet

Atualizada em 11/01/2017 15:33

Ao longo de 2017, trabalhadores com contas inativas do FGTS existentes em dezembro de 2015 poderão sacar até R$ 1.000,00, segundo um cronograma que será divulgado apenas em fevereiro. Contas inativas são aquelas que permaneceram sem depósito do FGTS por um ano ou mais. Em geral, elas decorrem do pedido de demissão pelo trabalhador.

O que muita gente desconhece é que a lei já prevê o saque de contas inativas em algumas circunstâncias, sem o limite e a data anunciados pelo governo.

Atualmente, o dinheiro pode ser retirado se o trabalhador permanece três anos sem registro em carteira. É o caso de professores que pedem demissão da rede privada para lecionar apenas em escolas ou universidades públicas.

O prazo de três anos não se aplica a contas muito antigas, de contratos de trabalho fechados até 13/07/1990, nem a saques decorrentes de aposentadoria, compra de imóvel ou amortização de financiamento, soropositividade ao HIV, câncer e doenças em estágio terminal.

Como descobrir se você tem contas inativas

A Caixa Econômica Federal dispõe de um aplicativo que permite acesso online às contas, com rapidez e sem a necessidade de ter que baixar um programa a cada consulta

A consulta também pode ser feita no site da CEF , mediante o cadastro de uma senha. No primeiro acesso, tenha em mãos o título de eleitor e o número do PIS (ou NIS), documentos que poucos sabem de cor. Também é preciso CPF e RG.

O aplicativo fornece o saldo atualizado e também um extrato detalhado, com todos os depósitos e correções realizados desde a admissão do trabalhador no emprego. O trabalhador tem acesso a todas as contas de FGTS abertas em seu nome, ativas ou inativas. As informações podem ser salvas em PDF, para impressão ou envio por e-mail.

Pelo aplicativo também é possível atualizar o endereço, mas a sua maior vantagem está em permitir que o trabalhador verifique se o FGTS está sendo depositado mensalmente.

A ferramenta está disponível nos sistemas operacionais Android (no Google Play), IOS (na Apple Store) e Windows (no Windows Store). Vale a pena usar!

.