Geral

Assembleia aprova prestação de contas de 2016 no SinproSP

Atualizada em 30/06/2017 01:44

Foi realizada na 5ª feira, 29, a assembleia de prestação de contas do SinproSP do ano de 2016. Ela foi conduzida pelo diretor tesoureiro do Sindicato, professor Celso Napolitano. Ao final, as contas foram aprovadas por unanimidade.

Napolitano apresentou planilha do balanço financeiro, com a discriminação das fontes de receita e das despesas do Sindicato, e respondeu às perguntas dos professores presentes.

A planilha também indicava as projeções de despesas definidas na assembleia de previsão orçamentária, em novembro de 2015. O objetivo foi mostrar que o uso dos recursos em 2016 obedeceu às diretrizes aprovadas pelos professores.

Receitas

O SinproSP tem um modelo de gestão único no país, implantado em 1998 e que vem sendo aprimorado cada vez mais. A proposta é fazer com que o Sindicato se mantenha principalmente pelos professores sindicalizados, que optam por se filiar porque reconhecem a importância da ação sindical e também porque recebem um retorno do SinproSP.

De fato, a principal fonte de receita do SinproSP vem das mensalidades pagas pelos professores sindicalizados (36,3%), seguida de perto pelas aplicações financeiras (33,2). A contribuição - ou imposto - sindical vem em terceiro lugar (26,2%).

O imposto sindical está previsto em lei e é cobrado compulsoriamente de todos os trabalhadores. Corresponde a um dia de trabalho, descontado no salário de março. Do total arrecadado, 60% vão para o SinproSP. O restante é distribuído para outras entidades sindicais, como federações, confederações e centrais sindicais e também para o Ministério do Trabalho, que transfere os recursos para programas como o seguro-desemprego, abono salarial e outros.

O SinproSP reembolsa a sua parte do imposto sindical para quem é sindicalizado, deixando de cobrar as três primeiras mensalidades (janeiro, fevereiro e março).

.