Eventos

Matemática é tema da II Semana USP de Ciência e Tecnologia

Atualizada em 29/08/2017 17:10

Entre os dias 23 e 28 de outubro, a Universidade de São Paulo realiza a segunda edição da Semana USP de Ciência e Tecnologia, com o tema “A Matemática está em tudo”, em referência a celebração do biênio da matemática (2017/2018). A intenção é aproximar a ciência e tecnologia da população e a programação oferece quase 90 atividades gratuitas na capital, em Santos e nos campi da USP no interior do Estado.

Confira algumas atividades da programação:

A Caverna Digital da USP é um laboratório que apresenta duas instalações de realidade virtual: uma relacionada à arqueologia digital e outra à manutenção de redes elétricas. Capaz de enganar os sentidos do usuário a partir de um sistema computacional essa tecnologia permite às pessoas uma imersão, com ou sem interação, em um ambiente simulado com efeitos visuais, sonoros e até mesmo táteis.

Em Matemática e Arte o público poderá participar ativamente de ações que recriam de forma interativa réplicas de obras do período renascentista, de representações do corpo humano e também da construção de logomarcas por técnicas que estimulam a compreensão de elementos matemáticos, e, neste caso, da proporção áurea. Também chamada de divina proporção é muito utilizada nas artes e encontrada no corpo humano e em outros exemplos que envolvem ordem de crescimento na natureza.

Hardware Livre USP irá apresentar seus projetos envolvendo placas como Arduino, Raspberry Pi e Intel Galileo, além de soluções utilizando impressora 3D, Internet das Coisas e interfaces musicais. Os participantes poderão interagir com os projetos que vão desde protótipos de soluções científicas a video games. Dentre os projetos destacamos uma potente mini centrífuga, um cluster de hardware livre, o brinquedo Genius e um teclado feito a partir de drivers de disquetes.

Para tornar a matemática mais atrativa, a Exposição da Matemateca traz jogos, desafios e objetos interativos, construídos por artesãos, que procuram tornar concretos alguns conceitos abstratos.

Física com Sombras faz uma demonstração lúdica e apresenta, a partir da peça Aventuras de Sófia: Do Átomo à Nanotecnologia, a evolução e os conceitos da Física com técnicas combinadas de teatro de sombras e fenômenos ondulatórios. Na trama a personagem percorre a evolução dos modelos atômicos até os primórdios da nanotecnologia.

A oficina (Des)dobrando a Matemática em flores, em bichos… traz atividades e exercícios para que os participantes observem os números presentes na natureza. De forma lúdica, biologia, matemática e arte são integradas. Desenhos, origami, resolução de problemas e até mesmo a escrita de poemas com base na literatura brasileira estão entre os elementos desenvolvidos.

Na Sala dos 1001 problemas, baseada no livro o Homem que Calculava, de Malba Tahan, os visitantes serão desafiados na solução de situações intrigantes.

Descobrindo a Matemática das pipas, das cores e dos códigos traz palestras, oficinas e curiosidades sobre a temática; a oficina Matemática, Luz, Música e Hardware Livre abordará o uso do Arduino (hardware livre) para produzir luz e som através de programas de computador; além de temas que relacionam a matemática com a saúde para a execução do ofício.

Para conferir a programação completa e mais informações, acesse o site do evento.

.