Geral

Novo serviço ajuda professores a lidar com o desgaste mental no trabalho

Atualizada em 09/04/2010 16:04

Em maio, Sindicato dá início a um serviço de diagnóstico e acompanhamento do desgaste mental relacionado ao trabalho docente. O objetivo é criar um espaço de diálogo entre professores, que permita o entendimento da relação entre o sofrimento e o trabalho docente e as formas de enfrentamento desses problemas, tanto do ponto de vista individual quanto do coletivo.

Trata-se de um projeto piloto. O primeiro grupo de acolhimento será formado por, no máximo, 12 professores, que terão cinco encontros semanais (segundas-feiras, das 14h às 15h30), com início no dia 3 de maio e encerramento no dia 31 do mesmo mês. O grupo será mediado pela psicóloga Renata Paparelli, especialista em Saúde do Trabalhador, professora da Faculdade de Psicologia da PUC-SP.

Benefícios e garantias para os participantes:
▪ Entender o sofrimento psicológico em sua relação com o trabalho em um espaço protegido e especialmente preparado para esse diálogo;
▪ construir formas para enfrentar os problemas em conjunto com o grupo;
▪ garantia do sigilo dos participantes;
▪ ao final do trabalho, serão fornecidos relatórios para os participantes com presença em, no mínimo, cinco encontros.

As vagas são limitadas. A realização do trabalho estará sujeita a número mínimo de inscrições. Os professores interessados deverão solicitar sua inscrição pelo e-mail msofia@sinprosp.org.br (com nome completo e número de matrícula de sócio do SINPRO-SP). Os primeiros 12 professores entram no grupo. Haverá lista de espera, para o caso de desistências. O serviço é gratuito e exclusivo para os sindicalizados.

Os encontros serão realizados no SINPRO-SP (Rua Borges Lagoa, 170, Vila Clementino).

.