Geral

SINPRO-SP ajuda professores no enfretamento do desgaste mental

Atualizada em 10/05/2010 16:26

O Sindicato deu início a um novo serviço que tem o objetivo de ajudar os professores no enfrentamento do desgaste mental em decorrência do trabalho docente. O primeiro grupo de acolhimento já está em andamento, sob a coordenação da psicóloga Renata Paparelli, especialista em Saúde do Trabalhador, professora da Faculdade de Psicologia da PUC-SP.

Durante os encontros, abre-se espaço de diálogo para que os participantes do grupo possam falar sobre as situações e dificuldades emocionais enfrentadas no cotidiano profissional. “È importante que os professores entendam as relações entre o sofrimento e o trabalho”, explica Renata. “Nosso propósito é colaborar na construção de formas de enfrentamento, coletivas e individuais, desse sofrimento”, completa a pesquisadora.

Novos grupos deverão ser formados, dependendo o interesse dos professores. Cada grupo terá no máximo 12 participantes. Serão cinco encontro semanais, que acontecerão no período da tarde, no SINPRO-SP. O serviço é totalmente gratuito e exclusivo para os sócios do Sindicato. Os interessados em participar devem enviar e-mail para msofia@sinprosp.org.br

Além de ajudar os professores no enfrentamento do desgaste emocional, a expectativa é que o novo serviço possa ajudar o SINPRO-SP a construir um referencial teórico sobre os problemas atuais que afligem a saúde de nossa categoria profissional e municiar a entidade na busca de soluções e formas de proteção do trabalhador docente.

.