Geral

SINPRO-SP apresenta pesquisa sobre voz do professor em congresso nos EUA

Atualizada em 26/05/2010 16:13

O estudo Alterações vocais em professores e na população em geral feito pelo SINPRO-SP e o Centro de Estudos da Voz (CEV), em parceria com a Universidade de Utah, será apresentado no The Voice Foundation, um dos mais importantes congressos sobre voz no mundo, que começa no próximo dia 2, na Filadélfia, Estados Unidos.

A pesquisa apurou que professores apresentam múltiplos sinais e sintomas de voz e os relacionam ao uso vocal no trabalho, o que pouco acontece com a população em geral.

Professores relataram mais a presença de uma alteração vocal em algum momento de sua vida profissional; tiveram que faltar mais no trabalho devido a um problema de voz e acham mais que no futuro terão que mudar de atividade profissional em decorrência de um problema de voz.

A fonoaudióloga do SINPRO-SP, Fabiana Zambon, explica que os resultados da pesquisa mostram como a situação vocal dos professores é preocupante. “Estudos como esse que realizamos são importantes porque comprovam a vulnerabilidade dos docentes quanto aos problemas de voz e a necessidade de fortalecimento dos programas de orientação dentro de uma perspectiva preventiva”, completa.

Há mais de uma década SINPRO-SP oferece aos professores um programa de avaliação e orientação sobre os cuidados com a voz. O serviço também garante terapia fonoaudiólogica gratuita aos sócios, em parceira com CEV. Saiba mais sobre o Programa de Saúde Vocal do SINPRO-SP.

.