Campanha salarial

Professores do Sesi e Senai rejeitam proposta patronal

Atualizada em 17/03/2011 14:02

Os professores do Sesi e do Senai reunidos em assembleia no SINPRO-SP nesta quinta-feira, 17/3, rejeitaram a proposta patronal para a campanha salarial 2011, que reduziria a duração do recesso escolar docente para a realização de atividades de capacitação e treinamento.

Os patrões argumentaram que precisariam usar cinco dias do recesso dos professores do Sesi, no período de 4 a 8 de julho, e dois dias dos colegas do Senai, no período de 20 a 21 de junho.

Indignados, os professores presentes à assembleia rechaçaram a proposta, alegando que não vão abrir mão de um conquista histórica da categoria. De acordo com a redação dos atuais acordos coletivos de trabalho, o recesso tem duração de 30 dias, período em que os professores não podem ser convocados para qualquer tipo de atividade.

Além do recesso, o Sesi e o Senai querem mexer no pagamento do trabalho extraordinário dos professores do Sesi que lecionam nas nove unidades com menor desempenho no SARESP. A proposta é pagar como horas normais o adicional de hora extra a atividade que deverá acontecer em dois ou mais sábados, com duração de 16 horas.

Cláusulas econômicas

O Sesi e o Senai recuaram da proposta em reduzir salários dos professores. Graças à postura negociadora da FEPESP e dos SINPROs, a hora-atividade será preservada em 15%.

O índice de reajuste chegou a 8%, percentual superior às perdas inflacionárias no período da data-base da categoria.


“Assembleia permanente”

A decisão dos professores será levada aos patrões para uma nova rodada de negociação. O Sindicato foi autorizado a manter estado de “assembleia permanente”. Assim, nova convocação dos professores poderá ser feita rapidamente, agilizando o processo para a renovação dos acordos coletivos 2011.

Acompanhe aqui no site e no Blog da Campanha todas as informações sobre a negociação.

Fotos: Antonio Carlos Barbosa de Oliveira

.