SinproSP

Uniban: mesa-redonda no Ministério Público do Trabalho será dia 18/8

Atualizada em 12/08/2011 16:15

Está marcada para a próxima quinta-feira, dia 18, às 10h, a mesa-redonda convocada pelo Ministério Público do Trabalho, a partir das denúncias feitas pelo SINPRO-SP, para que a Uniban preste esclarecimentos sobre o não pagamento das férias e do adicional de 1/3 dos professores, além da multa por descumprimento da convenção coletiva da categoria.

A convocação feita pelo MPT pode complicar a situação da Uniban. O procurador que irá mediar a mesa poderá entrar com uma ação civil pública contra a universidade pelo descumprimento da legislação trabalhista.

Arrogância

A Uniban decidiu manter a arrogância e não compareceu à sessão do Foro de Conciliação de Conflitos Coletivos, no dia 9 de agosto.

Na última sexta-feira, o departamento jurídico da Uniban tentou adiar a reunião para o dia 15, mas a Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp) e os SINPROs que a compõem não aceitaram. Afinal, a data tinha sido sugerida pelos advogados da Uniban na reunião anterior, em 19/7.

Naquele dia, eles alegaram ser necessário aguardar o retorno do dono da universidade, Heitor Pinto Filho, que se encontrava no exterior. Ao contrário do corpo docente, o dono da Uniban teve férias e elas foram gozadas em Paris. O tempo passou, os professores continuam sem receber as férias e a mantenedora mantém a empáfia própria de quem se julga acima da lei.

Ações

Encerrada a etapa do Foro de Conciliação, os departamentos jurídicos dos sindicatos começam a preparar as ações de cumprimento na Justiça do Trabalho.

As entidades também pediram fiscalização do Ministério do Trabalho e a Fepesp encaminhará as denúncias contra a Uniban à CPI do Ensino Superior Privado.

Retroativos

Professores devem ficar ainda mais atentos em agosto. Segundo a convenção coletiva, a Uniban tem até o dia 20 para pagar a diferença de 6,23% dos salários de março e abril, referente ao reajuste de data-base.

.