Geral

SINPRO-SP protesta contra demissões em massa de professores da UNIBAN

Atualizada em 20/12/2011 11:32

Apesar de ter sido avaliada no ENADE como uma das piores instituições universitárias brasileiras, a UNIBAN demitiu nesta semana mais 400 professores que atuam em seus cursos, numa clara demonstração de pouco caso com a possibilidade de melhora na qualidade do ensino que oferece. Entre os demitidos encontram-se pesquisadores e docentes de reconhecimento internacional.

Procurados pelos dirigentes do Sindicato dos Professores de São Paulo para que apresentasse algum tipo de justificativa consistente em relação às demissões, os gestores da UNIBAN – que foi recentemente comprada pela rede Anhanguera Educacional - não esconderam que se trata de medida cujo objetivo é exclusivamente a redução salarial e o reorganização financeira de seus custos.

Além de providências jurídicas que o Sindicato pretende tomar contra a instituição, o presidente do SINPRO-SP, Luiz Antonio Barbagli, encaminhou ao Ministro da Educação o seguinte telegrama:

Exmo. Sr.
Ministro da Educação
Dr. Fernando Haddad

O Sindicato dos Professores de São Paulo (SINPRO-SP) pede a V.Exa. interceda junto aos novos gestores da Uniban (Anhanguera) no sentido de impedir demissões em massa de professores ocorridas nesta semana sob o argumento da nova racionalidade financeira da instituição.

Trata-se de violência contra a qualificação e a capacidade didático-pedagógica de centenas de profissionais cuja dedicação ao ensino e ‘a pesquisa que não podem ser objeto de desmandos meramente empresariais.

Com essa atitude, os empresários do ensino universitário privado dão mais uma demonstração de seu alheamento e irresponsabilidade.

Na expectativa de sua pronta intervenção, subscrevo-me

Prof. Luiz Antonio Barbagli
Presidente do SINPRO-SP

.