Sesi/Senai

Professores do Sesi/Senai ainda sem reajuste

Atualizada em 18/04/2012 17:26

Ainda em abril, os salários dos professores do Sesi/Senai serão pagos sem os 8% propostos pelos patrões e aprovados na assembleia estadual de 03/04.

O Acordo coletivo não foi assinado porque o Sesi não honrou o compromisso, assumido durante as negociações, de criar uma comissão para encontrar alternativas à defasagem salarial entre os professores do fundamental 1, fundamental 2 e ensino médio.

No dia 10/04, em mesa redonda realizada no Ministério do Trabalho, a pedido do SINPRO-SP, o Sesi e o Senai ainda condicionaram o reajuste e a assinatura do acordo à desistência de discutir a diferença salarial, que pode chegar a 67%, de acordo com o nível de ensino.

Senai

Surpreendentemente, os dirigentes do Senai também retiraram a proposta de reajuste de 8%. Não há justificativa para isto, já que o índice foi aceito pelos professores e a questão da defasagem salarial está restrita ao Sesi.

Não é possível que o Senai condicione a manutenção da proposta de acordo a uma reivindicação especifica dos professores do Sesi.

Data-base

A FEPESP e os sindicatos continuam apostando na negociação e a assinatura do acordo com o Sesi depende da constituição de comissão paritária que, no prazo de até 120 dias, discuta um plano de realinhamento que reduza as diferenças salariais.

É certo que, uma vez assinado o acordo coletivo, o reajuste é retroativo a março, nossa data-base.

Fonte: FEPESP

.