SinproSP

5 de outubro: Dia Mundial do Professor

Atualizada em 04/10/2013 12:12

5 de outubro é o Dia Mundial do Professor. A data criada pela UNESCO tem como objetivo destacar a importância do professor e o valor de seu ofício. O tema das comemorações de 2013 é, na verdade, um chamado por mais professores em todo mundo.

Dados da UNESCO mostram que há uma grande carência de docentes. A falta desses profissionais nos próximos anos poderá comprometer a base sólida para a educação de qualidade e desenvolvimento sustentável. A crônica escassez de professores já atinge 29 países, que em 2030 poderão não ter profissionais suficientes para atender a demanda.

O desafio do recrutamento de novos docentes não está apenas nos números, mas na oferta de qualidade a eles. A realidade é que ainda faltam oportunidades de aperfeiçoamento profissional e acadêmico, melhores salários e boas oportunidades de trabalho.

O foco da celebração deste ano é, portanto, a luta contra a falta de professores, contra as barreiras à melhoria da qualidade da educação e em defesa do papel dos docentes no desenvolvimento de cidadãos conscientes.

.