SinproSP

Professores exigem reajuste com aumento real na data-base

Atualizada em 27/02/2014 12:14

Na terceira rodada de negociação da educação básica, realizada no último dia 25, o SINPRO-SP e demais sindicatos articulados em torno da campanha salarial unificada cobraram dos donos de escola que o reajuste seja logo resolvido, respeitando a data-base a da categoria (1º de março).

Os professores reivindicam reajuste com aumento, ou seja: reposição da inflação (média aritmética dos índices apurados pelo ICV-DIEESE, INPC-IBGE e IPC-FIPE) mais ganho real, o que deve resultar no índice de 7,5%.

Os sindicatos aguardam a divulgação dos índices da inflação de fevereiro para fechar a composição da média de março 2013 a fevereiro de 2014, o que deve acontecer até 12 de março.

A pauta econômica ainda prevê 24% de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) em outubro.

Estratégia de negociação

Os demais itens da pauta passariam a ser negociados nas próximas reuniões, garantindo tempo para a discussão que os donos de escola sempre querem se esquivar: melhoria nas condições de trabalho dos professores nas escolas.

Com os salários reajustados na data-base, o foco passam a ser as mudanças e ampliações que precisam ser feitas na convenção coletiva de trabalho. São itens mais complexos e que requerem toda atenção.

Um dado importante e tranquilizador: na reunião, foi assinado documento que reafirma 1º de março como data-base e mantém as cláusulas sociais até nova convenção coletiva.

Com informações da FEPESP

.