Direitos

Fator previdenciário achata aposentadorias em 0,7% a partir de 1º de dezembro

Atualizada em 01/12/2015 16:04

Quem decidiu se aposentar a partir de hoje, 1º de dezembro, optando pelo fator previdenciário vai ter uma surpresa desagradável: o valor das aposentadorias foi achatado, na média, em 0,7%.

O motivo é que a Previdência Social passou a usar a tabela de mortalidade de 2014, divulgada pelo IBGE neste mesmo dia. Como houve um aumento na expectativa de vida, o fator previdenciário passou a ter um impacto maior sobre o valor das aposentadorias.

Isso está na lógica do sistema: quanto maior a expectativa de vida, mais tempo a Previdência terá que pagar a aposentadoria, por isso o valor mensal do benefício é reduzido pela aplicação do fator.

As projeções do IBGE para mortalidade e expectativa de vida são divulgadas por faixa etária. Em algumas idades, a variação da sobrevida foi maior e o achatamento, mais expressivo.

Fórmula 85/95

A partir de junho deste ano, os trabalhadores passaram a ter a possibilidade de optar pela Fórmula 85/95, para fugir da redução provocada pelo fator. No Departamento Previdenciário do Sinpro-SP já há casos de professores que conseguiram reunir os requisitos e se aposentar com o valor integral do benefício.

Muitos, entretanto, terão que trabalhar um período a mais pra poderem se aposentar com benefício integral.

Confira aqui a nova tabela do fator previdenciário

.