Geral

Caderno da Convenção Coletiva começa ser distribuído

Atualizada em 12/10/2016 17:22

Os professores sindicalizados começam a receber em sua residência a versão impressa da Convenção Coletiva de Trabalho. O material será enviado pelo correio e por isso, dê uma olhada no cadastro do sindicato e confirme se o seu endereço está certinho.

De fácil consulta, com um índice remissivo que permite a busca por assunto, o Caderno da Convenção deve ficar junto com o material de trabalho. Afinal, nele estão as principais conquistas coletivas da categoria, como a garantia semestral de salários, bolsa de estudo, recesso de 30 dias, estabilidade a 24 meses da aposentadoria, hora-atividade etc.

Na educação básica,o Caderno vale até fevereiro de 2018, porque a Convenção foi assinada por dois anos.

Importância

Todo professor deve conhecer muito bem a Convenção Coletiva, pois ela regulamenta as relações de trabalho docente no setor privado de educação em São Paulo. São direitos específicos da categoria que complementam a CLT naquilo que a lei não alcança.

Cada uma das mais de 60 cláusulas resultaram de reivindicações dos professores surgidas e negociadas nas campanhas salariais. Em 2016, o caderno demorou mais porque as campanhas salariais se estenderam até o meio do ano.

.