Geral

Estudo que rebate a reforma da previdência está na internet

Atualizada em 20/02/2017 22:08

Um importante estudo sobre a Previdência Social está disponível na internet e deve ser lido por todos os que se sentem ameaçados pela reforma do governo Temer.

Previdência: reformar para excluir? é um trabalho realizado por diversos especialistas nos últimos cinco meses. O projeto nasceu por iniciativa da Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal (Anfip) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) para dar qualidade ao debate e desmontar muitos dos argumentos usados pelo governo.

Em linguagem acessível, o estudo resume a PEC 287 e discute as principais premissas que fundamentam a reforma: a demografia e o déficit da Previdência. O trabalho também aborda o financiamento da Seguridade Social, compara o modelo brasileiro com outros países do mundo e derruba outros mitos repetidos como mantra pelo governo e por parte expressiva da imprensa. Entre eles, a “precocidade” das aposentadorias.

E aí está o grande valor deste trabalho. Afinal, a luta contra a reforma é também uma batalha pela informação. Ela pode mobilizar a sociedade e pressionar o Congresso Nacional.

A versão disponível na internet é um caderno síntese com pouco mais de 40 páginas.

O trabalho completo será lançado no dia 21 em Brasília, na Câmara dos Deputados. Ele também será disponibilizado na rede.

.