SinproSP

Proposta de Calendário 2004

Atualizada em 13/02/2004 16:47

Como faz todos os anos, o SINPRO-SP apresenta aqui sua sugestão de calendário escolar. O objetivo é mostrar que é possível um calendário que respeite todas as normas legais, faça as emendas de feriados e não utilize o sábado como dia letivo.

O Sindicato sabe que cada escola tem total autonomia para elaboração do calendário, mas vem lutando para que uma proposta unificada possa ser adotada em todas as instituições, de modo que as férias e o recesso aconteçam na mesma época, permitindo que os professores que trabalham em mais de uma unidade escolar possam ter seu descanso de modo integral.

Vale destacar que, pela lei, não tem sentido a realização de uma recuperação no final do ano. Ela deve ser um processo contínuo e paralelo. Também não foram considerados extensos períodos de planejamento. A participação dos professores em todas as questões do projeto político-pedagógico deve se dar permanentemente através de reuniões contínuas do corpo docente no correr do ano letivo. A sugestão de calendário letivo para 2004 prevê, no início do ano, dois dias de planejamento para as decisões naturais que são tomadas em relação às questões específicas de horários, calendário, características das turmas e dos alunos etc.

O primeiro semestre tem, como é costume, alguns dias a mais do que o segundo, mas foi respeitada a obrigação legal dos 200 dias letivos. Nesta proposta, as férias têm início no dia 2 de julho e seu término no dia 1º de agosto e o recesso escolar vai de 23 de dezembro até 25 de janeiro de 2005.

Acesse aqui o calendário escolar 2004.

Importante: para abrir o documento é preciso ter o “acrobat reader” em seu computador. Se você não tem o programa instalado, clique aqui para fazer o download.

.