SinproSP

Professores do Sesi e Senai aprovam acordos

Atualizada em 11/04/2005 08:22

Os professores do Sesi, do Senai e Senai Superior aprovaram, na assembléia realizada no último sábado, os respectivos acordos coletivos de trabalho 2005. O reajuste salarial será de 6,43% (uma média de índices inflacionários apurados na data-base da categoria) a partir de 1º de março e a hora-atividade sobre para 15%.

Os direitos coletivos serão mantidos e em alguns casos ampliados, a exemplo da complementação do auxílio-doença de 100% durante seis meses e o reembolso creche que sobe de seis para oito meses. Houve uma mudança favorável aos professores no recesso que será agora de 16 a 31 de julho e 16 a 29 de dezembro, sendo que o último período emenda com as férias que começam em 30 de dezembro (até 28 de janeiro de 2006).

Entre as novidades está o aumento do número de delegados representantes (16), a dispensa do cumprimento do aviso-prévio, em caso de mudança de emprego, e o reconhecimento oficial do Dia do Professor como feriado.

Ficou estabelecido o compromisso de que a Comissão de Acompanhamento irá apurar as denúncias contra abuso de poder cometidos por chefias e também discutira a garantia de emprego aos portadores do HIV e doenças graves. “O canal de diálogo ficou aberto, o que é importante”, lembra o presidente da Federação dos Professores de São Paulo, Celso Napolitano. “De um modo geral, os acordos aprovados registram avanços para categoria”, completa.

.