SinproSP

ENADE revela falta de qualidade nos cursos privados

Atualizada em 06/05/2005 15:43

Os resultados da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação de Estudantes (ENADE) divulgados nesta semana pelo MEC mostram que o ensino superior privado não tem cumprido com qualidade o seu papel: 70% dos conceitos mais baixos (1 e 2) foram creditados a cursos de graduação de instituições particulares e apenas 18% deles receberam 5, o conceito mais alto.

Ainda que o exame não tenha englobado todos os cursos e áreas – nesta primeira edição foram majoritariamente da Saúde –, na avaliação do SINPRO-SP o resultado reforça a tese de que boa parte das instituições privadas atua mais preocupada com o “negócio” do que com o “ensino”.

No conjunto de contribuições que enviou ao MEC para o texto da reforma universitária atualmente em debate, o SINPRO-SP propõe que a autonomia universitária somente seja plena para as instituições que atingirem o conceito mínimo de qualidade em seus cursos dentro do sistema de avaliação.

Um dos três
O ENADE é um dos três componentes que formam o Sistema de Avaliação Nacional da Educação Superior (SINAES), instituído no ano passado, em substituição ao Provão, com o compromisso de promover um mapeamento mais rigoroso do ensino superior brasileiro. Além da avaliação dos estudantes, compõem o SINAES a avaliação das instituições e dos cursos e as auto-avaliações.

Diferentemente de seu antecessor, o ENADE avalia estudantes do primeiro e do último ano de cada curso, que são selecionados por amostragem. Em 2005 será vez de dos cursos das seguintes áreas: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. A prova está marcada para 6 de novembro.

Saiba mais sobre os números do ENADE 2004 do site do INEP.

Leia mais:
ENADE dá visibilidade ao novo sistema de avaliação
Reportagem do Jornal dos Professores (julho/2003) – “Avaliações sob avaliação”

.