SinproSP

Mobilização em defesa do Fundeb agitará o Congresso Nacional

Atualizada em 24/08/2005 10:26

Está agendada para o próximo dia 31 de agosto mobilização nacional pelo novo fundo para a educação básica - Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação).

A manifestação acontecerá no Congresso Nacional e contará com a participação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fundação Abrinq, Mieib, Marcha Mundial de Mulheres, Articulação de Mulheres Brasileiras, Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente e de diversas entidades e movimentos, redes, ONGs, grupos, sindicatos e fundações empresariais que atuam na área da educação.

A estratégia da mobilização é pressionar os parlamentares para que incluam as creches (0 a 3 anos) no financiamento do Fundeb como um direito das crianças e das mulheres trabalhadoras. Mas sem perder de vista outros pontos, os organizadores irão pleitear mais recursos para a educação, definição de um custo aluno, qualidade e condições para a garantia do piso nacional salarial da categoria - constituída em sua gigantesca maioria por mulheres.

Para sensibilizar os parlamentares para a necessidade da inclusão das creches no Fundeb, a mobilização levará para o Congresso carrinhos de bebês em uma grande “carrinhata”. A “carrinhata” acontecerá depois do ato público, às 11h, e será o momento de abordar os parlamentares e de distribuir folhetos e adesivos que explicarão a mobilização. Mais informações sobre o ato podem ser obtidas com Robson Salazar – Sindicato dos Professores do Distrito Federal/Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Fone: (61) 3218 – 5609 / 9963 – 4286 - robsonsalazar@sinprodf.org.br ou diretamente com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação - (11) 3151 2333 (r: 103/112/133/140/143) www.campanhaeducacao.org.br

Fonte: Agência DIAP

.