SinproSP

Assembléia define pauta de reivindicações para campanha salarial

Atualizada em 21/11/2005 10:29

Os professores reunidos em assembléia aprovaram a pauta de reivindicações para a campanha salarial da educação básica e do Sesi/Senai que prevê índice de reajuste salarial baseado no acumulado do ICV-Dieese (entre março de 2005 a fevereiro de 2006), unificação das conquistas presentes nas normas coletivas dos dois segmentos, além da manutenção de todos os direitos em vigor.

A assembléia também iniciou a discussão sobre as atribuladas e cansativas condições de trabalho que os professores têm enfrentado em conseqüência da utilização das novas tecnologias da informática aplicadas nas escolas. É preciso, segundo pensamento dominante na assembléia, introduzir alguma forma de regulamentação desse trabalho que é desenvolvido fora da sala de aula, mas que não está previsto no pagamento da hora-atividade. A diretoria do Sindicato deverá apresentar, em futuras assembléias desta campanha salarial, seus primeiros estudos sobre o assunto, mas nas negociações já pretende levantar a questão com os donos de escola.

A primeira rodada de negociação deve acontecer em janeiro. Vale lembrar que a convenção coletiva da educação básica e os acordos do Sesi e do Senai estarão em vigor até 28 de fevereiro. A data-base da categoria é 1º de março.

Situação já definida no ensino superior - A convenção coletiva do ensino superior assinada neste ano tem validade até 28 de fevereiro de 2007, faltando definir para próximo ano apenas o índice de reajuste salarial. O percentual será o resultado da média aritmética dos três principais índices inflacionários (ICV-DIEESE, INPC-IBGE e IPC-FIPE), apurados entre março de 2005 e fevereiro de 2006. Deverá ser aplicado já no salário de março, que é a data-base da categoria.

Previsão orçamentária – Durante a assembléia realizada no último sábado, os professores também aprovaram a previsão orçamentária do Sindicato para 2006.

.