SinproSP

Reajuste é tema das negociações salariais

Atualizada em 03/02/2006 14:50

O dia 31/01 foi tomado por duas rodadas de negociações. Na parte da manhã, o SINPRO-SP e os demais sindicatos ligados à Federação dos Professores reuniram-se com o sindicato das escolas de educação básica e cursos técnicos (SIEEESP). No SESI e no SENAI, cujas negociações são feitas sempre em separado, a reunião ocorreu no período da tarde.

Educação básica
A primeira contra-proposta apresentada pelo sindicato patronal foi considerada ruim por todos os representantes dos professores, especialmente em relação ao reajuste salarial. Os patrões propuseram pagar uma parte da reposição da inflação como participação nos resultados, ou seja, sem incorporação definitiva nos salários. A inflação projetada para o período março/05 a fevereiro/06 é de 5%.

Quanto às cláusulas sociais, o SIEEESP apontou para uma possível renovação da Convenção Coletiva, mas rejeitou a inclusão de novos direitos.

SESI e SENAI
A questão salarial foi o tema central da reunião. Os SINPROs alertaram para a perda de profissionais altamente qualificados em razão dos baixos salários. A recomposição salarial, iniciada nos últimos anos, está longe do ideal, por isso os representantes dos professores insistiram na adoção de mecanismos que elevem o poder aquisitivo da categoria.

As próximas rodadas de negociações ocorrerão no dia 07/02.

Fonte: FEPESP

.