Voz do professor

Pesquisa do SINPRO-SP sobre voz é elogiada em simpósio nos EUA

Atualizada em 15/06/2007 15:04

A pesquisa sobre voz do professor que vem sendo feita pelo SINPRO-SP, em parceria com o Centro de Estudos da Voz (CEV) e a Universidade de Utah (EUA), foi elogiada durante o 36º simpósio anual da The Voice Foundation, que aconteceu entre os dias 29 de maio e 3 de junho, na Filadélfia, Estados Unidos.

Foram apresentados os dados parciais do estudo iniciado pelo Sindicato em 2006, que reproduz no Brasil o maior estudo norte-americano feito com professores. Na investigação feita com docentes da rede privada de ensino da cidade de São Paulo, a pesquisa mostrou que 63% deles já tiveram alterações vocais e 15% acham que terão de mudar de ocupação devido às alterações de voz.

A pesquisa foi ampliada, com a coleta de dados sobre a voz dos professores em todos os estados brasileiros, da rede pública e privada. Os resultados finais serão divulgados pelo Programa de Saúde Vocal do SINPRO-SP no segundo semestre.

Autores da pesquisa (da esq. p/ dir): Dra. Mara Behlau, diretora do CEV, Dr. Nelson Roy, da Universidade de Utah, Fabiana Zambon, fonoaudióloga do SINPRO-SP e ana Claudia Guerrieri, fonoaudióloga assistente de pesquisa
Participantes do congresso observam pôster com os dados da pesquisa feita pelo Sindicato
.