Campanha salarial

Professores aprovam convenção coletiva do ensino superior 2008/2009

Atualizada em 09/05/2008 12:28

Os professores reunidos em assembléia no SINPRO-SP nesta quinta-feira, 8/5, aprovaram a proposta para a nova convenção coletiva de trabalho do ensino superior com duração de dois anos que garante aumento real de salário.

O reajuste de 2008 é de 4,66%, em abril, sobre o salário de fevereiro deste ano. Em julho, as mantenedoras deverão aplicar novo reajuste: 5,5% também sobre o salário de fevereiro de 2008.

A fórmula de cálculo para o reajuste em março do ano que vem já está definida: será o percentual resultante da média dos três índices de inflação (ICV-DIEESE, INPC-IBGE e IPC-FIPE) – apurados entre março de 2008 a fevereiro de 2009, período da data-base dos professores -, com aumento real de 1,2%.

Com isso, em março de 2009, os professores terão recebido aumento real de 2% na base salarial.

A proposta aprovada garante a manutenção dos direitos históricos da categoria por dois anos, o que é uma importante conquista. Haverá apenas uma mudança na cláusula de plano de saúde. O percentual a ser descontado dos professores foi mantido (10%), deixando de existir o teto máximo (R$ 8,00) para o valor do desconto.

Negociações continuam
Como ainda não foi possível chegar a um consenso sobre a regulamentação do trabalho docente no ensino semi-presencial e a distância e dos planos de carreira, uma comissão intersindical continuará negociando essas questões para que elas sejam incorporadas à convenção em 2009.

.