SinproSP

Aproveite o período de descanso para melhorar a saúde da voz

Atualizada em 12/12/2008 16:31

A voz reflete as nossas emoções e a nossa condição física. Muitas vezes ao telefone, num simples “alô”, a pessoa do outro lado da linha pode identificar se estamos cansados, tristes, felizes. Quando dormimos pouco ou estamos estressados a nossa voz tende a ficar mais cansada também.

Nada melhor do que aproveitar o período de recesso para recarregar as energias. Como o professor é um profissional que tem a voz como principal ferramenta de trabalho, ele deve também descansar a voz e deixá-la pronta para o uso no próximo ano letivo.

Nesse momento de descanso aproveite para perceber mais a sua voz e as vozes das pessoas que convivem com você. Perceba as diferenças de sensações na garganta e as possíveis mudanças vocais comparando o momento de descanso com o período de trabalho.

Procure se informar sobre o que pode ajudar e o que pode prejudicar a saúde vocal. A partir do dia 19/01 as atividades do Programa de Saúde Vocal do SINPRO-SP serão retomadas normalmente. Aproveite para fazer uma avaliação vocal, aprender exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal e ter todo tipo de orientação para manter sua voz sempre saudável em 2009.

Seguem algumas orientações para os cuidados com a voz nas férias:

- Beba água em pequenos goles durante o dia;
- preste atenção no volume de sua voz, tente não falar muito alto e nem sussurrar;
- cuidado com os alimentos muitos gordurosos, pesados e condimentados; eles podem causar refluxo e conseqüentemente prejudicar a saúde de sua voz;
- evite o cigarro, ele prejudica a sua voz e pode aumentar a chance de câncer de laringe e pulmão;
- o excesso de bebida alcoólica também pode prejudicar a voz;
- aproveite o tempo de descanso para tirar boas horas de sono e recuperar as energias.

Para passar por uma avaliação vocal no SINPRO-SP o professor precisa ser sindicalizado e deve agendar o atendimento previamente pelo telefone 5080-5988. O serviço é gratuito.

Acesse o guia Bem-estar vocal: uma nova perspectiva para cuidar da voz e saiba mais sobre os cuidados com a saúde vocal.

.